Hoje à 00h, o momento mais aguardado da televisão dos últimos tempos (pelo menos para mim, eXcer de carteirinha) finalmente chegará: o revival com seis novos episódios de Arquivo X, a melhor série de todos os tempos! A importância que as investigações de Mulder e Scully tem para mim simplesmente transcende a explicação racional, tanto quanto o próprio fenômeno da série em si. Bom, nesse clima de esquenta misturado com ansiedade, aí vai meu TOPE NOVE com os melhores episódios, confessando que foi o mais difícil já feito por esse humilde editor que lhes escreve.
A verdade está aqui!
9) O Descanso Final de Clyde Bruckman (Clyde Bruckman’s Final Repose – S03E04)
Vencedor de dois prêmios Emmy, um dos picos de audiência da série (ficando entre as 10 maiores da TV segundo o TV Guide), um dos preferidos de David Duchovny… Tudo isso, misturado ao excelente roteiro de Darin Morgan e a fantástica interpretação de Peter Boyle como o personagem título, um clarividente que ajuda Mulder e Scully a encontrar um serial killer que vem assassinando psíquicos, faz de O Descanso Final de Clyde Bruckman um dos mais queridos da série.
Clik here to view.

8) O Hospedeiro (The Host – S02E02)
O Arquivo X está oficialmente fechado e Mulder é chamado para investigar um assassinato ocorrido nas redes de esgoto, um trabalho sujo (perdão pelo trocadilho) que o deixa determinado a pedir demissão do FBI, até que Scully resolve ajuda-lo, e juntos se deparam com o Flukeman, uma criatura mutante hospedeira de um verme parasita vinda de um cargueiro russo. Clássico episódio de “monstro da semana” escrito pelo próprio Chris Carter, dando vida a um dos mais famosos vilões da série.
Clik here to view.

7) O Mistério do Piper Maru I e II (Piper Maru / Apocrypha – S03E15 / S03E16)
Episódio duplo, escrito por Carter e Frank Spotnitz, e dirigidos por Rob Bowman e Kim Manners, que apresenta ao cânone da série o famigerado óleo negro, uma entidade biológica – depois descoberto se tratar de sangue alienígena – que pode adentrar o corpo dos seres humanos e controla-los. Mulder e Scully investigam os misteriosos acontecimentos que levaram a tripulação de um navio francês a queimaduras geradas por alta exposição radioativa, que seguirá em uma caçada a outro clássico personagem da série: o traíra Alex Krycek, que tem um final não muito bonito.
Clik here to view.

6) Duane Barry / Ascenção / Por um Fio (Duane Barry / Ascension/ One Breath – S02E05 / S02E06 / S02E08)
Um episódio duplo, seguido por outro que encerra esse arco primordial para a série. Duane Barry é um dos mas memoráveis episódios, com uma interpretação fantástica do Steve Railsback como o personagem título, vivendo um homem que acabara de fugir de um hospital psiquiátrico e acredita piamente ter sido abduzido por alienígenas, vítima de terríveis testes. O clímax se dá quando quando Barry rapta Scully e no episódio seguinte, Mulder está em sua caça, quando a agente acaba sendo “abduzida”, retornando apenas dois episódios depois, que daria início a todo um novo capítulo da conspirãoaço que culminaria na descoberta do câncer de Scully.
Clik here to view.

5) Assassino Imortal / Eugene Tooms Volta a Atacar (Squeeze / Tooms – S0103 / S01E21)
O primeiro episódio de “monstro da semana” da série, e que por sinal, já introduziu no cânone um dos mais emblemáticos personagens, o mutante serial killer Eugene Victor Tooms, que tem a capacidade de esticar e comprimir seu corpo, e precisa se alimentar de fígados humanos a cada 30 anos. Impedido por Mulder e Scully, ele é liberado em condicional e volta em outro episódio futuro para completar seu banquete antes de hibernar. Ambos escritos pela melhor dupla que passou pelos roteiros do seriado: James Wong e Glen Morgan.
Clik here to view.

4) Piloto (Pilot – S01E00)
Sem dúvida, o primeiro episódio de Arquivo X até hoje é um dos melhores pilotos de uma série em todos os tempos. Todos os principais elementos da mitologia começavam a se desenhar ali e a linha que a série seguiria, além da atmosfera soturna e paranoica, quando a cética Scully chega até o porão do FBI para tentar desacreditar o trabalho do incasável Mulder e ambos partem para uma investigação de um caso de mortes em uma cidadezinha dos EUA que o agente acredita ser por conta de abduções alienígenas.
Clik here to view.

3) Os Calusari (Calusari – S02E21)
Dois motivos para Os Calusari estar entre os meus três episódios favoritos: primeiro, porque como sou fã de terror, esse é o que mais traz elementos do gênero que se desenham num episódio genuinamente assustador. Segundo, meus ascendentes por parte de avó materna são romenos. Mulder e Scully investigam a trágica morte de um garoto em um parque de diversões e se depara com um caso que envolve uma velha feiticeira sinistra, possessão demoníaca, espíritos malignos e a mitologia romena dos calusari. Simplesmente foda!
Clik here to view.

2) O Lar (Home – S04E02)
Depois do fracasso da série Space: Above and Beyond da dupla James Wong e Glen Morgan, eles voltaram para Arquivo X e entregaram sem dúvida o mais sujo, brutal, obscuro, visceral e impactante episódio de todas as temporadas, sendo de longe o melhor “monstro da semana” de todos. O Lar nos apresenta os Peacock, uma família de mutantes consanguíneos deformados que vive em uma casa no interior dos EUA desde a Guerra Civil. É como se Mulder e Scully encontrassem O Massacre da Serra Elétrica e Quadrilha de Sádicos.
Clik here to view.

1) Irresistível / Reverendo Orison (Irresistible / Orison – S02E13 / S07E07)
Donnie Pfaster. Esse foi o sujeito mais maligno que apareceu nas até então nove temporadas de Arquivo X. O serial killer de mulheres, fascinado por colecionar cabelos e unhas de suas vítimas era simplesmente o MAL encarnado. Obceado por Scully, Pfaster acaba preso na segunda temporada e foge de uma penitenciária de segurança máxima na sétima, auxiliado pelo tal Reverendo Orison – o Hershel de The Walking Dead (Glória, Amém!). Ambos pesadíssimos e com uma forte conotação religiosa, colocando em embate as crenças de Scully, nesse caso católica e um Mulder ateu, mostrando a verdadeira maldade do pior vilão da série (desculpa aí, Canceroso!)
Clik here to view.

Image may be NSFW.
Clik here to view.
Clik here to view.
