Quantcast
Channel: Marcos Brolia – 101 Horror Movies
Viewing all articles
Browse latest Browse all 532

724 – A Mão do Diabo (2001)

$
0
0

frailty_xlg


Frailty


2001 / EUA / 100 min / Direção: Bill Paxton / Roteiro: Brent Hanley / Produção: David Blocker, David Kirschner, Corey Sienega; Eberhard Kayser, Mario Ohoven, Michael Ohoven (Coprodutores); Frederick Levy, James Sbardellati (Produtores Associados); Tom Huckabee, Karen Loop, Tom Ortenberg, Michael Paseornek / Elenco: Bill Paxton, Matthew McConaughey, Powers Boothe, Matt O’Leary, Jeremy Sumpter, Luke Askew, Levi Kreis


Gosto bastante de A Mão do Diabo. Principalmente por conta de todo seu subtexto sobre extremismo religioso X loucura psicopata e seus plot twists, que mesmo que não seja a trama mais amarrada do mundo, ainda assim dá um caldo, e claro, seu final… Ah, seu bem da hora final.

Estreia na direção do ator Bill Paxton, que também estrela o mesmo, com roteiro do também novato Brent Hanley (ambos que depois não tiveram lá sucesso nessas funções), A Mão do Diabo é aquele tipo de suspense que emula os ensinamentos de Alfred Hitchcock, com uma pitada de M. Night Shyamalan (que até então tinha emplacado O Sexto Sentido e Corpo Fechado), com um Matthew McConaughey que já mostrava como poderia ser bom ator se não ficasse depois naqueles péssimos papeis em comédias românticas toscas, com uma história bem interessante sobre um serial killer que diz seguir a “vontade de Deus”.

A fita começa com McConaughey entrando na sede do FBI no Texas para contar ao agente especial Wesley Doyle (Powers Boothe) que sabia a verdadeira identidade do assassino conhecido como “A Mão de Deus”, e que ele na verdade é seu irmão. Daí por diante, em forma de flashbacks, vamos conhecer a juventude de Fenton (Matt O’Leary) e Adam Meiks (Jeremy Sumpter), no ano de 1979 (não lembro se essa data é mostrada, mas fica claro na cena em que os jovens estão discutindo se vão assistir no cinema Almôndegas ou Warriors – Os Selvagens da Noite, ambas estreias daquele ano) que moram no interior dos EUA com seu pai mecânico, interpretado por Paxton.

Ó tá aqui escrito. Eu ainda vou ganhar um Oscar.
Ó tá aqui escrito. Eu ainda vou ganhar um Oscar.

Tudo caminha bem até que uma bela noite, o patriarca diz ter recebido a visita de um anjo que lhe incumbiu de uma importantíssima tarefa: caçar demônios que se disfarçam de humanos e estão na Terra para levar a humanidade à danação. Papo de doido fundamentalista religioso, né? Mas o sujeito acredita piamente na missão, assim como seu filho mais novo, Adam. Já Fenton desconfia da sanidade do pai, e a coisa começa a degringolar quando efetivamente a família passa a sequestrar pessoas e assassiná-las friamente, seguindo nomes em uma lista passada pelo tal anjo.

Bom, falar mais sobre A Mâo do Diabo seria entregar spoilers do tamanho de um bonde, então se você ainda não assistiu ao filme, aí vai o famoso ALERTA DE SPOILERS. Pule o próximo parágrafo ou leia por sua conta e risco.

No final da fita, onde sempre pensamos por conta da narrativa que McConaughey é na verdade Fenton, descobrimos que ele é o Adam e que o agente Doyle é um dos “demônios disfarçados” com o nome na lista negra do sujeito, responsável por assassinar a própria mãe. Tudo não passava de uma emboscada das mais mirins que um agente especial do serviço secreto americano não deveria CAIR NUNCA: ir para um campo fechado no meio da noite chuvosa sozinha com um sujeito com uma cara de xarope. Claro que esse foi um subterfúgio de saída simples do roteiro, mas o final é beeeeem bacana, quando se descobre que sim, realmente Adam tem poderes sobrenaturais, uma espécie de clarividência e também a estranha habilidade de fazer as pessoas esquecerem seu rosto e embaralhar fitas de vídeo que tenham captado sua imagem. Sinistro!

Claro que A Mão do Diabo carece de uma experiência maior tanto de Paxton na direção quanto o roteiro de Hanley, fazendo que se torne um bom thriller, mas que poderia, conta do potencial de sua história e atores, ser uma verdadeira obra-prima, ao invés de apostar no fácil e básico. Ainda assim, é uma excelente pedida com uma conclusão deveras interessante.

Segura na mão de Deus e vai...
Segura na mão de Deus, pega o machado e vai…



Viewing all articles
Browse latest Browse all 532

Trending Articles


Vimeo 10.7.1 by Vimeo.com, Inc.


UPDATE SC IDOL: TWO BECOME ONE


KASAMBAHAY BILL IN THE HOUSE


Girasoles para colorear


Presence Quotes – Positive Quotes


EASY COME, EASY GO


Love with Heart Breaking Quotes


Re:Mutton Pies (lleechef)


Ka longiing longsem kaba skhem bad kaba khlain ka pynlong kein ia ka...


Vimeo 10.7.0 by Vimeo.com, Inc.


FORECLOSURE OF REAL ESTATE MORTGAGE


FORTUITOUS EVENT


Pokemon para colorear


Sapos para colorear


Smile Quotes


Letting Go Quotes


Love Song lyrics that marks your Heart


RE: Mutton Pies (frankie241)


Hato lada ym dei namar ka jingpyrshah jong U JJM Nichols Roy (Bah Joy) ngin...


Long Distance Relationship Tagalog Love Quotes